domingo, 15 de agosto de 2010

"Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém"

Eixo Comum;
Docência: Aspectos Políticos,Sociais e Pedagógicos.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA*
Ensinar exige risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. ( Cap.7 )

- No mundo em que vivemos,existe muita discriminação e falta de informação; O senso comum apenas fala,discrimina...enfim,acaba tomando conclusões das coisas,sem ao menos ter-lás vivido.
Ensinar,não é levar um aluno a "resposta correta",não é dizer que " devemos respeitar á todos igualmente" - e sim,mostrar-lhe o caminho, e o deixar pensar,para que sozinho possa chegar ao objetivo final: Aprender. Quando temos uma base e seguimos á diante,buscando pelas próximas informações,nos esforçamos mais! Acabamos construindo a nossa própria linha de pensamento,e não simplismente sendo cópia de quem nos ensinou.
Devemos sim,saber aceitar as culturas,as crenças,que a sociedade leva consigo, e não deixar que a Democracia fique de "escanteio". As pessoas tem muito medo do "novo", e por isso existe tanto caos. Acredito firmamente em uma das dimensões da Antropologia:

" Estranhar o familiar
...Familiarizar com o estranho"


Só assim é que vamos ver as coisas de outro modo; Quando vivenciarmos o "estranho" e ai sim,tirar as conclusões exatas; Se é bom ou ruin. Mas sem esquecer,que o que pode ser ruin pra mim,pode ser bom pra você.
Resumindo,devemos trocar informações com nossos alunos,usar do diálogo como ferramenta chave;Dar opções, e não impor limitações. Deixar esse lado militarista de lado. Acho que só assim, é que as coisas vão para frente!

É com um trecho do capítulo 07,que termino o meu entendimento do mesmo;

" A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir,depositar,oferecer,doar ao outro,tomado como paciente de seu pensar,a inteligibilidade das coisas, dos fatos,dos conceitos"

( Paulo Freire - Setembro de 1996 )


Besos ;*

domingo, 13 de junho de 2010

2º PROVA

Foto Artística - Freeze the time
"Como tocar a nossa música corporal,se não conhecemos o instrumento?..."( Schilder )
Para podermos usar o corpo, devemos saber o que realmente ele é,devemos saber o aspecto de Totalidade que ele propõe. Quando vejo a moça dessa foto,percebo o corpo falando por ela; O corpo se expressando sem timidez,tomando conta desta foto.
Ela poderia também, estar apenas dançando,porque não? "Afinal não se é preciso de música para dançar" ( Anne,professora de dança ); Quem acabou criando essa idéia de que para se ter dança é necessário que haja música fomos nós mesmos,o senso comum. A dança é expressão do que sentimos,do que o corpo expressa; Nós mesmos "criamos a nossa própria regra" ( Huizinga ). Ela parece estar querendo liberar energias negativas através da dança, abrindo os braços e deixando com que o vento tome conta de sua alma. "Na dança, o ritmo é usado isola- damente, sem melodia: a dança imita caráter, emoção e ação por meio de movimento rítmico" ( Kenneth Mcleish ). Dança também é ritmo,mas ritmo não é só dança; Ritmo é algo que trazemos conosco á todo instante, cada um tem um ritmo de vida diferente...Alguns com um ritmo mais acelerado,já outros mais tranquilos. E pelo jeito o ritmo de vida dessa garota é um pouco intenso,pela sua expressão (risos) .
A garota aparenta estar em um lugar novo pra ela, um lugar vazio...,ela está fascinada com tudo aquilo. Ai entra em questão á Antropologia Social e Cultural; ( Suely Kofes ) cita " essa antropologia se volta para a sociedade aonde certos indivíduos manifestam o seu cultural", reparando bem, dá pra se notar que aquele lugar é um campo,parece ser de plantação (apesar da solidão) que o mesmo está. A garota não é daquele lugar,dá pra notar pelas roupas e seu modo de se comportar com aquela situação de liberdade. Ela deve ser da "Cidade Grande", e acabou indo pra aquele lugar pra se familiarizar com o estranho. Ela está fazendo uma vivência (Experiência) => "Novo".
Depois que assistimos o filme Nós que aqui estamos por vós esperamos,tudo que vejo acabo achando o lado MACRO; E como não seria diferente nesta foto, dá pra se perceber um pouco do Macro - ( Céu escuro com cara de chuva - Vento forte - Garota aproveitando o vento para ter um momento só dela,de liberdade e paz de espírito - Isso lhe trará bons fluídos - o seu corpo mudará ).
Os pés no chão da um ar de Ludicidade, de diversão,tempo e espaço definido de estar sendo PRAZEROSO e o mais visível de todos,está sendo levado super á sério!
Seria simbologia? " aqui compreendida como um substrato de todas as possíveis e imaginárias manifestações do social" ( Suely Kofes ), pode parecer que não,mais ela está fazendo uma manifestação naquele momento,pode ser uma manifestação de comemoração,de raiva,de conquista,de saudade...de LUTA,sim,de luta! Afinal luta não é apenas vista nas artes marciais,também existem outras coisas que a luta se encaixa; Mais é uma luta diferente, é uma luta pelos direitos! Se os animas lutam pela sobrevivência,se os gays lutam pelo seu espaço,porque não essa garota lutar pela sua liberdade? ai ja engloba outras coisas ( CORPO/LUTA/JOGO ).
Há diferentes culturas corporais do movimento, eu dou um simples exemplo de mim neste instante: Nunca fui á um lugar parecido com esse da foto á cima,nunca presenciei um vento tão forte...vendo pelo lado antropológico,eu teria que ir até este mesmo lugar e fazer uma experimentação para poder mostrar aquilo que realmente senti. Minha cultura aparentemente é bem o distante disso, mas como disse Viviane Mosé "o grande desafio da Educação no momento é usar o método de ensino novo, visando a Totalidade e um ensino que estimule o "ensinado" a buscar o conhecimento e não simplesmente aceitá-lo ou decorá-lo", ou seja, mesmo eu não tendo tido nenhum contato com algo parecido com esse da foto, o ensino que estamos aprendendo desde o começo do semestre nos dá "liberdade",de aproveitar toda essa totalidade para benefício próprio de conhecimento; É só ir aproveitando o que nos é passado, e concerteza no final todas as idéias acabam ficando dependente uma das outras se encaixando e virando denovo um todo,uma totalidade como agora.
Ah,havia me esquecido de uma pequena coisa: Como citou a Maria Helena " Se não for Jogo,Esporte,Luta ou Dança, concerteza será Ginástica "; Então fica entre aberto, se as relações não forem desse jeito que coloquei,podem ter certeza que é Ginástica. (risos)
Referências Bibliográficas:
ARISTÓTELES por Kenneth Mcleish
Imagem corporal na perspectiva de Paul Schilder
Desafios Contemporâneos -Educação,TV CULTURA, Café Filosófico
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. Editora: Perspectiva, São Paulo, 2004, 5º ed. 256 p.
Conversando com o Corpo - 5ª edição,1994
Entrevista feita com Anne/profª de dança contemporânea - Teatro Cacilda Becker
,

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jogos Cooperativos

Quando falamos de Jogos Cooperativos, logo pensamos em brincadeiras como " Cabo de Guerra","Duro ou Mole" etc.
Jogos Cooperativos também é brincadeiras,também é adaptações...Mais também é Cooperação com o Ser Humano,é ajudar o próximo é pensar não só em si, e sim pensar em conjunto, sem exclusões.

"Se o importante é competir, o ideal é cooperar"
Fábio Brotto

Os Jogos Cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa onde os participantes, ‚jogam uns com os outros, ao invés de uns contra o outro‛ (Deacove, 1974, p. 01)


É nessa visão que entra as adaptações, que são tão interessantes; Qualquer jogo pode ser adaptado para virar coperativo. Só basta usar a imaginação e criatividade;

Quando fomos ao Clube para levarmos alguns Jogos de Cooperação,me supreendi muito com as brincadeiras que foram aparecendo; E o legal é que realmente todos acabam ganhando no final, aliás ninguém nem pensa na vitória durante a brincadeira. Nisso acaba entrando o HUIZINGA, no seu livro HOMO LUDENS ele cita que : "O jogo possui regras e que é levado á sério pra quem joga". Nos jogos Cooperativos é isso que acontece, as pessoas acabam criando regras para o tal jogo e todos entram em um bom senso, e acabam levando á sério as regras impostas pelo grupo,fazendo com que ele fique divertido,justo e sem preocupações em quem vai ser Campeão.

Zlmarian Jeane Walker, da ‚Escola das Nações‛, considera que
"nesse tipo de jogos as crianças estão mais livres para divertir-se com a experiência do jogo propriamente dito, por que todos são vencedores" ([1987], p. 182).

Os Jogos Competitivos também não devem excluídos pelas pessoas, achando que são errados e não ajudam na formação de uma criança para sociedade. Afinal é muito interessante que tenhamos contato com o maior número de experiências possíveis.
Os Jogos Cooperativos são um pouco mais aproveitados em um ensino primário, pois além de proporcionar uma aula diferente e prática aos alunos, ela também acaba ajudando na vida destes mesmos alunos, na parte Social, as crianças acabam aprendendo o valor da cooperação com outras pessoas; E isso fará o mundo se tornar melhor.

terça-feira, 27 de abril de 2010

O Corpo

Afinal,o que realmente é o Corpo?
Parece ser uma pergunta tão simples,mais é um pouco complexa,cheia de visões diferentes.
"Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu
mundo" ( Ludwig Wittgenstein,Tractatus Logico-Philosophicus);
A linguagem expressa muito o corpo,vou dar um exemplo: Se formos pra outro país,ou até mesmo pra uma cidade diferente notaríamos a grande influência da linguagem na vida das pessoas. Esse corpo pode ser interpretado tanto pelo lado: Físico,Psico e Social; Pra simplificar podemos chamar o conjunto do corpo de TOTALIDADE.

*TOTALIDADE: Não é a soma das partes, mas a interação delas.Refletimos sobre a totalidade. Não se descute aqui sobre a totalidade, sobre o todo, que é impossivel de se realizar. A Totalidade deve ser sempre um ideal de busca.
Voltando... apenas com a linguagem podemos saber como esse corpo se expressa, de que lugar ele vem; Se formos até o centro da cidade podemos perceber isso com muita facilidade, dá pra se notar facilmente se uma pessoa não é daqui de São Paulo/Capital,pelo modo que ela se expressa e fala. Ás vezes, acaba tendo até um certo preconceito das pessoas ao redor,por conta disso.Mais é questão de costumes,quando nos acostumamos com o desconhecido,acabamos nos envolvendo com outros tipos de culturas e por fim,esquecemos as diferenças.

" O corpo aprende e é cada sociedade específica, em seus diferentes momentos históricos e com sua experiência acumulada que o ensina " ( Mauss, Marcel );

Existe um livro que se chama: O Corpo Fala ,neste livro é descutido que " O corpo se expressa com gestos,ele se expressa sozinho",ou seja, que pra uma pessoa saber o que a outra quer passar,ela deve olhar com atenção á cada movimento que a mesma faz; Ex: Se eu cruzar os meus braços, é porque estou nervosa.

Eu discordo dessa tese, segundo Mauss cita á cima, O corpo aprende á cada sociedade específica; Ou seja, cada SOCIEDADE vai dar uma idéia de corpo. Não é o corpo que se expressa sozinho, são os debates,as palestras que falam por esse corpo. Se eu moro na Bahia, e a sociedade/cultura diz que "na Bahia se come acarajé",eu vou crescer comendo aquilo e o meu corpo vai acabar adotando aquele costume.

" Temos uma grande facilidade de imitar os outros e uma grande dificuldade de sermos nós mesmos " (Bárbara Iwanowicz)

Carregamos conosco uma coisa que vai passando de Pai para Filho e desse jeito vêem caminhando até os tempos de hoje.Quando nasce uma criança, os pais querem protejer,querem dar o melhor;Isso não é errado de maneira alguma,mais é preciso ter controle de tudo isso.

Geralmente os filhos se comportam,ou querem se comportar,como os pais. E acabam perdendo um pouco da sua identidade/corpo,quando crescem tiram isso da cabeça e querem "revolucionar",ai acaba dando aquela impressão de filho revoltado (risos). Já que são os pais que vão mostrar as visões de mundo ao filho imaturo,que mostrem de um jeito aberto,que possua escolhas, e não coisas exatas,que acham que está certo como na Ciência Neutôniana.

Cada corpo é um corpo,sem cópias,sem limites. "Temos que ser um corpo no meio do mundo e não mais um corpo no meio do mundo" ( Cardeal,Jaynne )

Referências Bibliográficas:

Conversando com o Corpo - Suely Kofes 5ª edição,1994

O Corpo Fala - Pierre Weil/Roland Tompakow 58º edição

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Entre les murs ( Entre os muros da escola)

O filme é muito bom, apesar do pouco que assisti;

Confesso que dormi em algumas partes do filme, estava tão exausta do trabalho que não me contive e acabei cochilando (risos)

O Filme se passa em uma escola,no subúrbio de Paris,aonde aparecem muitos aspectos já vistos pelos estudos da faculdade e também pela escola pública,aonde estudei boa parte da minha vida.

Dá pra perceber o Controle,Discriminação,Etnias entrando em conflito...Enfim,muitas coisas que são vistas explícitas na maioria das escolas.

Após o filme, recebemos a tarefa de fazer um AUTO RETRATO aqui no blog.

Bom, aqui vai o meu!


Jay por Jay...

Me chamo Jaynne de Souza Cardeal,tenho 17 anos.

Sou uma pessoa tranquila que não se estressa com facilidade,porém me vejo com muito ódio quando vejo algum tipo de injustiça ou preconceito.

Procuro fazer as pessoas sorrirem,esse é o bem mais precioso que carrego!

Bom,como qualquer criança,eu já quis ser Dentista,Cientista,Aquelas garotas que trabalham no supermercado de patins (risos)

Na 6ª série começou a minha paixão pela Educação Física; Eu fui chamada para entrar no time de Hand (goleira) e mais pra frente acabei indo treinar Volei,pois era o que eu realmente gostava. Depois disso joguei e treinei por boa parte da minha Pré/adolescência. Só parei de treinar,quando começei a trabalhar,pois não dava pra conciliar o Emprego e a Escola com o Volei.

Hoje em dia trabalho em uma Loja de Fotos e faço faculdade de Educação Física na (UNICID) anoite; Não tenho tempo mais pra sair,ou,visitar alguns amigos.Mais mesmo assim me sinto feliz por estar conquistando algo que eu sinto uma enorme paixão A EDUCAÇÃO FÍSICA.

Meu próximo objetivo é terminar a faculdade, me tornar uma ótima Professora de Hidro,ter o meu próprio negócio e poder trabalhar também com pessoas com Síndrome de Down,ou,com alguma deficiencia.

Ah, e o meu maior sonho é um dia me mudar para México!

Por enquanto,só isso [...]

Besos

sábado, 17 de abril de 2010

JOGO X ESPORTE


Antes eu achava que Jogo e Esporte poderiam ser a mesma coisa, mais quando começei o curso de Ed. Física e tive contato com alguns autores diferentes,pude perceber quantas diferenças podem haver entre os mesmos.

Como já vimos antes o HUIZINGA deixa bem claro no 1º cap. de seu livro HOMO LUDENS,que no jogo há prazer,há liberdade...mas não deixa de ser sério pra quem está jogando e também possui regras (mas são regras criadas pelos próprios jogadores).

Já no Esporte citado por BRACHT V.,acaba indo pro lado técnico,pra visão militarista. Sem contar que quando uma criança começa a praticar um esporte,ela acaba perdendo uma boa parte da sua infância,pela carga de treinos e competições que o Esporte impõe (isso pode até ser considerado um "achismo" de minha parte, mais creio que não estou totalmente errada).

No trabalho que apresentamos sobre Jogo e Esporte, levamos dois vídeos feitos no Clube Esportivo da Penha, aonde aparecia o Esporte e o Jogo Explícitos; Os vídeos eram de meninas treinando volei na quadra ( Esporte ), com o técnico trabalhando a habilidade,força,táticas e etc, das meninas.

Já no outro vídeo ( Jogo ),aparecia duas garotinhas jogando volei no cantinho da quadra,era um volei de rodinha,onde não se precisava ter técnica para se jogar.

Por problemas de tempo,não consegui esses vídeos com os meus colegas de grupo,então vou dar uma base de como foi esses vídeos,mostrando outros vídeos que achei na internet bem parecido com os que fizemos.

Aqui ábaixo estão as diferenças dos vídeos (vídeos do trabalho), feitas com base em alguns livros que citarei no final do post; E um pouco mais pra baixo das diferenças, estão por fim os vídeos.

O Jogo e o Esporte possuem características, algumas parecidas mas com objetivos diferentes, e outras totalmente distintas:


VOLEI NO JOGO*


O jogo possui regras* : As meninas não podem deixar a bola cair no chão, não importando como elas irão fazer isso.
Ele é levado à sério* : As meninas jogam concentradas naquilo que estão fazendo, para elas é importante que a bola não caia no chão, e que em hipótese alguma, uma das duas desistisse de jogar e fosse sentar.
É feito de livre e espontânea vontade* : Elas poderiam ficar sentadas,apenas observando o ambiente; Mas preferiram jogar,lá no cantinho da quadra,sem ninguém ter mandado elas irem para lá.
O jogo é prazeroso* : Elas se divertem enquanto jogam,dão muita risada o tempo todo,pra elas é divertido tentar que a bola fique no ar por alguns instantes.
O jogo é tenso* : Elas têm que fazer pontos,para superar uma á outra constantemente no jogo, e também se preocupar para que a bola não vá torta,ou, com muita força, fazendo com que isso acabasse atrapalhando as outras meninas que estavam competindo logo ali perto.
Elas fogem ás vezes do "mundo real"* : Mesmo com toda aquela tensão,e com aquela emoção sublime de jogar, elas se desligam do mundo e só enchergam a bola, que vai e vem...esquecendo de tudo " lá fóra ",esquecendo até da competição das outras meninas.
Tem tempo e espaço definido* : O tempo é desde quando elas começam á jogar, até quando elas cansarem e decidirem descansar. E o espaço definido é todo aquele canto onde elas estão jogando.
Poderia sim, haver estraga prazer* : O técnico do time que estava ao lado delas, poderia muito dizer " não vai dar pra vocês continuarem aqui, preciso deste espaço ",ou, " preciso guardar a bola, é hora de fecharmos a quadra ".


VOLEI NO ESPORTE*

O esporte possui regras*: As meninas não podem tocar mais de 3 vezes na bola,não podem tocar a mão na rede,não podem deixar que a bola caia no chão...
Ele é levado absurdamente á sério* : Elas precisam superar os seus limites,mostrando um bom jogo,fazendo belos toques e fazendo o máximo de pontos que conseguirem contra o outro time.
Não é feito de livre e espontânea vontade*: Elas têm horários marcados pelo técnico,devem ir aos treinos e participar dos campeonatos; Tem o dever de defender o nome do time que leva consigo, dando o máximo de si para o jogo.
Pode ser prazeroso*? Pode ser que em alguns momentos sim, mas são bem poucos. Elas não visam o lado do prazer, e sim a lado do ganhar e vencer limites.
O esporte é sempre tenso* : Elas precisam marcar pontos, fazer estratégias, devem imaginar o que o outro time pensa em fazer, enfim...elas estão tensas o tempo todo.
Fogem do mundo real*? : Sim,mais não com a mesma intensidade que o " jogo lúdico " no mesmo instante que elas fogem, o técnico apita o jogo e dá broncas nelas,fazendo com elas se lembrem que estão ali pra ganhar.
Tempo e espaço definido* : O tempo é quando o juíz apita o início do jogo e vai passando pelos sets até o término do mesmo, quando um time é o vencedor; O espaço é a quadra onde estão marcadas as linhas,mas se caso a bola for pra fóra da linha, o jogador pode correr atràs da bola e dar um toque para que a bola volte para dentro do jogo novamente, se preocupando que a bola não cai no chão.
Estraga prazer* : O jogo está sendo importante para elas, não seria nada legal se alguém invadisse a quadra, ou chamasse alguma delas sem necessidade,isso estragaria a competição.

VÍDEO - JOGO



VÍDEO - ESPORTE


Referências Bibliográficas:
HUIZINGA, J. Homo Ludens
Oliveira V. O que é Educação Física
KISHIMOTO T. Jogo Brinquedo Brincadeira e a Educação
BRACHT V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...Capitalista
PRONI M.W Brohm e a organização capitalista do esporte (ESPORTE história e sociedade)
TUBINO M. O que é Esporte

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Artes Marciais - Esgrima

Na sala foram sorteadas algumas lutas, cada grupo teria de explicar sobre uma Luta diferente...

Dentre elas: Esgrima,Judô,Boxe,Greco Romana,TKD etc...


O meu grupo acabou ficando com a Esgrima; De ínicio ficamos constrangidos, pois não sabiámos nada sobre a mesma. Mais como "5 cabeças pensam melhor do que uma", tivemos algumas idéias e a pesquisa ficou muito boa (risos).


ESGRIMA, O QUE É?

A Esgrima no seu inicio tinha a objectiva finalidade de caçar e se defender, mais ou menos lá pelo século XVI, só que com o passar do tempo, foram criadas as armas de fogo,então entrou em questão: Não seria mais fácil e prático, usar uma pistola do que uma arma de ferro pesada?.Desde então,a esgrima foi perdendo força, e hoje em dia, é praticada somente como esgrima desportiva; Ela deixou o pedaço de madeira de lado e se transformou em uma arma de aço, mais leve e mais fácil de manejar.

A esgrima possui três tipos de arma :




* O Sabre





* O Florete





* A Espada



Cada arma possui uma pontuação,um local certo aonde a arma deve ser tocada; Depois deste trabalho proposto, acabei tirando uma dúvida sobre algo que me deixava muito curiosa, eu ficava pensando : " Como será que o juiz sabe quando é ponto pra alguém na esgrima? ( Afinal os ataques são muito rápidos). Agora tenho a resposta pra isso; Existe duas lâmpadas do lado do atleta, uma verde e outra vermelha, as lâmpadas acendem quando é feito um golpe, daí então dá pra saber de quem foi o ponto.


A ESGRIMA ADAPTADA




Geralmente nos trabalhos,eu procuro buscar algo voltado á adaptações ou algo que envolva pessoas com algum tipo de deficiência; Não sei explicar ao certo o porque disso, mas me fascina profundamente ver que tudo pode ser modificado/adaptado, para que todas pessoas,sem exclusões,possam usufruir de tudo que estiver ao seu redor.

A Esgrima adaptada foi criada após a Segunda Guerra Mundial,por consequência do número de feridos na guerra; A ideia foi de Ludwig Guttmann,que apenas tinha como intuito dar algum exercício para os feridos. Mas acabou se transformando em uma Modalidade Paraolímpica, que vem desde a primeira Paraolimpíada em (1960).

No Brasil ela vem ganhando força, em Janeiro de (2007) foi criada uma turma para treinos,para futuras Competições e Paraolimpíadas; A modalidade não tinha tanta divulgação pelo fato de não haver ONGs apoiando a mesma. Mais isso está sendo mudado, e ela já está sendo vista e conhecida por muitas pessoas, como eu.

Neste vídeo vocês iram ver como a Esgrima foi Adaptada para cadeirantes. As armas são as mesmas das Olimpíadas,a única coisa que muda é o local aonde a arma deve ser tocada e os trilhos separando os cadeirantes,isso facilita os movimentos.

Bibliografia:

*Confederação Brasileira de Esgrima

*Revista Online Uol/2007 report. Paulo Kehdi


Exposição Itaú Cultural - Hélio Oiticica :D


O Itaú Cultural, vêm promovendo exposições das mais diferenciadas e interagindo com os demais gostos e linhas de pensamento;
A exposição de Hélio Oiticica nos serviu como fechamento da 1º parte do semestre.
No decorrer desse meio tempo, tivemos muitas vivências, fizemos muitos seminários, enfim, muitas temáticas trabalhadas...TUDO isso que vocês vêêm acompanhando aqui no blog (risos).


O " desafio" foi o seguinte: Ir até á essa exposição do Hélio Oiticica, olhar todas as obras e fazer associações com as temáticas que trabalhamos no curso, lá na faculdade.
Quando isso nos foi passado, automaticamente "caímos de costas" (risos). Mas com o passar dos dias, todos foram até a exposição, anotaram tudo o que podiam, quebramos muito a cabeça.

Mas no final deu tudo certo, todos fizeram a prova, alguns foram um pouco melhor que os outros, mais isso é consequência.

Vou citar aqui algumas associações que mesma fiz, no decorrer da prova:

* No seu texto Curadoria, Hélio cita " Sinto-me impelido a fazer anotações sobre todos os pontos essênciais do meu trabalho" - Associação direta com o Blog.

* As obras Penetráveis dão uma idéia forte de labirinto - Xadrez

* Cosmococa- Programa in - Lúdico

Aqui abaixo estão algumas das obras de Hélio Oiticica, que tivemos contato durante á exposição.










Eu - Horizonte









• Núcleos









Penetráveis









Parangolés


Vídeo:


* Revista Continuum, Itaú Cultural/25. " Quem procura acha "

* Curadoria, Hélio Oiticica

* Homo Ludens, Cap. 1 . Huizinga






terça-feira, 6 de abril de 2010

Vídeo Game ajuda sim senhor !

Confesso que antes dessa aula sobre " Video game ", olhava o mesmo apenas pelo lado de " Jogar, porque não tenho mais nada de legal pra fazer ", pois na minha cabeça ele só servia para distração e mais nada.

Claro que não posso generalizar e dizer : Vamos parar de estudar, e viveremos apenas dos jogos eletrônicos. (risos)

O video game é um dos meios de se aprender regras,jogadas etc.
Quando começou a aula, achei que não daria certo,porque acabaria virando bagunça; Mas estava super equivocada, para minha felicidade. Todos levaram bem à sério a proposta da aula que era :

Usufruir do jogo, para conheçê-lo melhor,para ter uma "vivência" que às vezes é quase impossível de ter.

Vou citar aqui algumas coisas que aprendi,diante do video game referente á certos jogos que nunca pratiquei,ou,até mesmo nem sabia os fundamentos :


TÊNIS

O jogo é praticado em uma quadra, com uma rede dividindo-a ao meio.

Os jogadores vão jogando a bolinha de um lado para o outro, ganha pontos quem conseguir jogar a bolinha no lado do adversário, sem deixar que ele consiga "rebater" ela de volta . O jogador que fizer 15 pontos,quando fizer outro ponto,ganha mais 15 e se fizer outro ponto,ganha mais 10; encerrando o set como vencedor.

FUTEBOL AMERICANO

É um jogo de muito contato direto;

O objetivo é tocar o chão com a bola atrás de uma linha feita no campo, como se fosse o "gol". Quando ele consegue passar desta linha é chamado de "touchdown".

O jogador assim que faz o ponto, tem o direito de um chute, se caso a bola alcançar um aro é marcado (1 ponto) e se for um arremesso ganha (2 pontos).

É um jogo bem "bruto", que exige força e estratégia.

Enfim, no final da aula fomos perguntados se " Dá para usar o vídeo game como ferramenta de aprendizado? "

Conclui que sim, sem dúvida alguma!Se soubermos usar ele com inteligência, e não apenas como uma nova tecnologia, conseguiremos aprender e ensinar muito bem! O melhor de tudo é que será aquela "jogada" do aprender brincando . (risos)

besos ;*

http://www.kashiwakura.pro.br/kashiwa.pdf








domingo, 28 de março de 2010

¿ ciência, o que é ?


Ciência é o estudo da natureza, é o estudo do mundo...

Tradicionalmente,divide-se a filosofia em três ramos :

Metafísica ( a natureza do ser )
Epistemologia ( a teoria do conhecimento )
Lógica ( o estudo dos raciocíonios válidos )

Natureza - FILOSOFIA
Aristóteles - Mundo Concreto
Platão - Mundo das Idéias

A ciência começa a querer explicar a natureza,e isso se torna algo mecânico;
A natureza no mundo é explicada como uma máquina.As escolhas não são nossas escolhas,são escolhas que o mundo faz.

A filosofia tem a idéia da reflexão crítica, do conhecimento do ser. Ela faz uma busca contínua pela verdade,para "desvendar" os porques...
Consequentemente vira uma análise sistemática, fazendo pontos críticos em tudo que envolve a vivência humana; Como :

* A relação do homem com a totalidade do universo,com a vida,com a morte,com a natureza humana...

A idéia da Ciência Newtoniana :
Mecânica - Determinismo - Hierarquia - Controle - Reversível - Linear.

A idéia da Ciência Quântica :
Incerteza - Dinâmico - Não Linear - Dialético - Hiterarquia - Irreversível.




Depois das imagens mostradas nas aulas, acabei pesquisando e achei esse vídeo. Muito bom pessoal!

Fontes : Anotações feita no próprio caderno,seguindo explicações feitas nas aulas;
Filosofando - Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins .


sexta-feira, 26 de março de 2010

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos da Era Antiga começaram em 776 a.C na Grécia.
Naquela época, as mulheres não podiam competir,os homens disputavam as olimpíadas nus. Enfim, era muito diferente; Os jogos da Era antiga foram até 394 d.C.

ERA MODERNA

Passando 1.500 anos, as olimpíadas ressurgiram, graças à Thomas Harnold, que começou a introduzir o esporte como um sistema educativo. Ele pegou as práticas de rua e acabou transformando-as em educação,que antes eram práticas marginais.
Com tudo isso acontecendo,o Barão de Coubertain foi até a Inglaterra,viu tudo aquilo que estava acontecendo, e voltou para França com a idéia de provocar um rejuvenecimento físico e espiritual do homem.

Hoje todo esse movimento meio que se afastou um pouco desse lado da educação,mas é muito bom lembrar que foi por causa da Educação que se resurgiu os Jogos Olímpicos da Era Moderna.


OLIMPÍADAS ERA MODERNA/EDUCAÇÃO FÍSICA

As olimpíadas da Era Moderna se tornou muito poderosa na influência da Educação Física. Dá pra se notar isso nos programas sociais ou até mesmo em uma aula de escola.
As crianças jogam volei,basquete,futebol...todos eles influência das Olimpíadas.
O caráter educacional nos jogos olimpícos também é muito respresentativo, pois colabora com as capacidades morais e físicas, eles também aumentam a motivação das crianças nas aulas.

UM POUCO DAS PARAOLIMPÍADAS...

Os jogos paraolímpicos ajudam muito na locomoção dos deficientes competidores,aos mais váriados estados. É por causa das adequações que acabam sendo feitas para adequação do local aonde vai ser realizada as Olimpíadas,e logo em seguida as paraolimpíadas.

É muito bacana também pelo fato da melhoria dos asfaltos,dos acessos as rampas...isso acaba melhorando a vida de um deficiente,mesmo depois que acabarem as competições, afinal continua tudo do jeito que ficou. Menos a violência,mais ai é outra história ...


Bom, esse ai é meu grupo (risos) . Essa foto foi tirada no dia desta apresentação sobre Olimpíadas.
Falamos sobre a " Era moderna ".
besos ;*

quarta-feira, 24 de março de 2010

Classificação dos Esportes

Pelos trabalhos apresentados na sala, descobri dois tipos de Classificação.

Classificação feita por característica -


individual
•coletivo
•com interação (direta ou indireta, com contato ou sem contato, implícita ou explícita)
•com ou sem estabilidade ambiental.


Eu e meu grupo acabamos pesquisando a Classificação, segundo Tubino, que divide da seguinte forma :

• Esportes Olímpicos
• Artes Marciais
• Esportes de relação com a natureza
• Esportes de inverno
• Esportes de identidade cultural
• Esportes de tradição não olímpica
• Esportes de aventura ou desafio
• Esportes intelectivos
• Esportes de expressão corporal

Tivemos acesso á classificação segundo Michel Bouet também; Mas optamos fazer o trabalho encima da proposta de Tubino, pois ela é até mais nova que a de Michel Bouet.


Michel Bouet - 1973 Tubino - 1993

Escolhemos 2 esportes diferentes, e os classificamos dentro da proposta de Tubino;



















LE PARKOUR - Esporte de expressão corporal/ Esportes de aventura.










CURLING - Esporte de Inverno.










REFERÊNCIA : Tubino, (o que é esporte)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Características Lúdicas

Bom pessoal, este trabalho já foi passado á algum tempo, mas eu esqueçi de colocar os vídeos.
Então ai vai os vídeos, e um pouco mais sobre o que fizemos .
EXPLÍCITO

Segundo Huizinga, no seu livro Homo Ludens, para algo se tornar lúdico é preciso :

* Regras * Ser feito com livre e expontânea vontade * Ser levado á sério * Precisa ser PRAZEROSO * Tem que ser tenso * Deve ter tempo e espaço definido * Ás vezes deverá te fazer fujir "do mundo real" * Poderia aparecer um estraga prazer.

Como o vídeo mostra, é um jogo de bilhar (aqui em casa), que jogam Eu e meu irmão.

*As bolas não podem cair pra fora da mesa,senão é ponto pro oponente e sempre que alguém fizer a tacada, a bolinha deverá pelo menos encostar na do oponente,senão ele perde a bolinha e ainda perde pontuação;

*Estamos jogando por livre e expontânea vontade, ninguém nos obrigou á estar lá;

*O jogo é levado muito à sério, ninguém está afim de perder, ou errar a tacada por descuido;

*Para nós é muito prazeroso jogar bilhar, nos faz rir e acabamos nos aproximando mais;

*O jogo é tenso, pois precisa de concentração e mira;

*O tempo é quando o jogo começa, até quando um dos dois encassapem mais bolas no buraco.E o espaço é a mesa toda em si;

*Ele nos faz fujir do mundo real por algum tempo, esquecemos de tudo e nos concentramos no jogo, isso nos deixa mais calmos;

*Poderia haver um estraga prazer, se chegasse alguém mechendo nas bolas da mesa, misturando-as, ou até então gritando muito alto;

IMPLÍCITO

Este é o outro vídeo, com as mesmas características do 1º, só que dê uma forma mais escondida, mais "implícita" de lúdico.

O vídeo é do primo de um amigo meu, tocando uma música que esqueci o nome agora rs, mas que é muito complicada .

*Ele não pode errar a nota,pois isso o faria voltar desde o ínicio da música novamente;

*Ele faz de livre e expontânea vontade, afinal está treinando sua habilidade com a guitarra;

*A música é levada á sério, pois se nota o desempenho do cara, ao tocá-la;

*Pra ele é prazeroso tocar, tanto que já está neste nível de música;

*É muito tenso, ele pode errar á qualquer momento;

*O tempo vai do começo da música até o seu final, e o espaço é esse quartinho,ou sala rs, que ele tóca;

*A música o faz viajar,o faz esquecer dos problemas;

*Se alguém chegasse e puxasse o fio do amplificador,ou,falasse alto, acabaria estragando a sua concentração;

REFERÊNCIAS :

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. .

OLIVEIRA, V. O que é Educação Física. 1983.

domingo, 21 de março de 2010

Reorganizando meu tempo...

Atividades Aquáticas

Esse tema foi um dos mais interessantes, e mais complexos ;D


• Flutuação
Porque é mais fácil a flutuação na água salgada do que na água doce?

Para ocorrer a flutuação é necessário o líquido ser mais denso (mais massa por unidade de volume,portanto,mais peso por volume) do que o objeto, que você quer que flutue.
Por exemplo : O ser humano flutua porque é menos denso do que a água. Quanto mais denso o líquido,mais fácil a flutuação. A água salgada é mais densa que a água doce,logo,mais fácil a flutuação .Os objetos sofrem uma força para baixo devido ao seu peso. Essa força é chamada de empuxo .
No golfo de Kara-Bogaz-Gol (Mar Cáspio), a densidade é tão alta, que é impossível que alguém se afogue lá. Podemos fácilmente flutuar de costas e ler um livro..

Natação para crianças portadoras da síndrome de down

As crianças que portam a síndrome de down, apresentam com mais frequência problemas respiratórios, elas pegam resfriados constantes e chegam a ter pneumonias por causa de uma prédisposição imunológica. Resumindo, eles são um pouco mais sensíveis que nós.


E o que pode resolver, ou pelo menos amenizar,é o exercício na natação, os médicos aconselham a natação,porque acaba aumentando a resistência cardiorrespiratória da criança,já que é desaconselhável o uso de antibióticos para melhoria da resistência das mesmas.

Geralmente elas se adaptam bem fácil à água; lembrando que elas não são submetidas á regras fixas...elas trabalham a respiração através de brincadeiras,isso às ajuda com a dificuldade de integrar-se á um grupo de várias crianças.A natação também as ajuda, no fato do acúmulo de secreção que fica no ouvido, já que 60% a 80% dessas crianças apresentam rebaixamento auditivo. As atividades na água,acabam reduzindo um pouco mais dessa secreção,pelo fato da agitação e atividades propostas na piscina;





http://www.cdof.com.br/deficientes6.htm




1ºC

Recreação Aquática; Adaptação ao meio líquido .

domingo, 7 de março de 2010

Pensamento tão livre quanto o céu ♪

Buenas noches o/

Acabei de comer uma pizza que putz! foi hiper intensa *-*

Mas vamos ao que interessa certo? ;p

Como havia disto pra vocês essa semana, teríamos um trabalho para ser apresentado,sobre Classificação de Esportes; Os trabalhos ficaram muito bons o/ sem exceções de grupos. A proposta do trabalho era se basear em um autor e fazer uma classificação concreta dos mais variados esportes; o meu grupo pesquisou sobre a classificação segundo Michel Bouet e Tubino. Acabamos nos baseando no Tubino, pelo fato da classificação dele ser mais ampla e mais atual, afinal a de Michel Bouet é de 1973, e de Tubino 1993. (:AAH esqueci de dizer, e os grupos também teriam de pesquisar 2 esportes que não fossem muito conheçidos,explicar um pouco de cada um deles e classificá-los junto dos outros. o/ escolhemos o Le parkour e o Curling =D Os esportes são demais *-* . Sem contar nos outros esportes que também ficamos conhecendo através dos outros grupos. ;)

AHH! fomos ao Clube da Penha pessoal! (: até que nem garoou como eu pensava rs.Concluimos o trabalho sobre o xadrez (:, todos estudaram sobre as regras do jogo e a sua contribuição para a vida das pessoas e por fim jogamos e velho e bom xadrez rs. Eu confesso que levei uma lavada de dar vergonha '-' . Muuuuito complicado jogar xadrez! Só lembro do meu amigo me dizendo " vai Jay imagina uma guerra, e você precisa ganhar ela" aushauhs xD. Foi bem bacana ter essa experiência (:

Fizemos um trabalho também sobre Características Lúdicas, o trabalho teria de ter 2 vídeos que apontassem características lúdicas Implícitas e Explícitas...nossa fiquei com tanto medo de gaguejar rs, o vídeo Explícito ficou hiper escuro ;p mas afinal era eu e meu irmão jogando bilhar...já somos muito brancos né hauhau ai só fez piorar mais ainda a escuridão; e o pior foi que no mesmo dia da apresentação eu tinha perdido o meu bilhete único ;p então não sabia se chorava, se gaguejava ou se apresentava rs. Maas por fim, deu tudo certo! todos os vídeos ficaram muito bons e na minha opinião foi o melhor trabalho já apresentado por ambos os grupos da sala (: Parabêns à todos do 1ºC.

À única coisa que foi ressaltada diante aos 2 trabalhos feitos pela sala; Sobre Classificação dos Esportes e Características Lúdicas, foi: Falta de Argumentos e Referência . Isso concerteza dá pra melhorar né gente! agora é só estudar ainda mais e mostrar tudo que sabemos nos próximos trabalhos. o/

Por fim, na sexta feira como de prache tivemos uma aula do bang! e quando digo "bang" é que foi ultra boa! Não vou negar que dormi nas 2 primeiras aulas rs, mas foi porque estava exausta, já tinha ido pra facul muito cansada do serviço '-'. Mas ai depois do intervalo, acordei serelépe (: fomos questionados sobre o fato de dizerem que a Ed. Física é uma ciência; Mas pra sabermos se é verdade ou não, primeiro devemos saber o que realmente é Ciência rs. Então agora temos um novo trabalho: Ciência, o que é? rs. Mas olha, adorei saber sobre os quatro lados da ciência :

*Popular
*Religioso
*Filosófico
*Científico

Fomos questionados também sobre "o que é totalmente verdade nesta vida?" acabei ficando com um pé atrás á respeito do amor que minha mãe senti por mim. AUSHAU o/

Bom, é isso ai pessoal!Essa semana que tá só por começar terá trabalhos e assuntos bacanas como sempre! =D
Logo menos estarei de volta para contá-los (:

Frisando só uma coisinha básica:
O Core começou, e pelo jeito foi em grande estilo! Minha sala de espanõl deve ter uns 70 alunos rs, o professor é uma figura de Gibi ;p muito gente boa =D

Enfim, Buenos días a todos ustedes! (começei a postar 23:50 e já são 01:50) '-'

" Um jogo pode se transformar em vários, dependendo do que eu quero "

Muchas gracias o/

besos ;*

terça-feira, 2 de março de 2010

Nαdαndo contrα α corrente, só prα exercitαr ♪

Buenos días o/

essa semana que passou foi do bang '-'

Meu Jesus, quanta coisa eu fiz! acho que nunca li tantos livros em tão pouco tempo ;p enfim, a semana foi ultra puxada.
Primeiro começou com a sala que foi dividida '/. No começo achei horrível, pois já tinha me acostumado com aquele mar de gente rs. Mas até que agora estou gostando (:
Acabou sobrando mais espaço para alguns alunos que não falavam muito e não se expressavam , acabar de se "mostrando" mais presente nas aulas ;D

AAAH! preciso contar do trabalho de xadrez ;DFoi tão legal, creio que todos entenderam o que foi pedido pelo professor...Jamais imaginaria explicar a história do xadrex,afinal nem gosto muito do jogo ;p ,mais poisé expliquei e ficou bacana o/O grupo está interagindo tão bem! estou orgulhosa daqueles meninos (: pareço uma mãe curuja falando assim '-'

Mas enfim,o trabalho que mais deu frio, e quando digo frio é daqueles de deixar o dedo roxo rs, foi o trabalho sobre : O que é Educação Física?. poisé pessoal ainda estamos nesta questão rs.Todos os grupos apresentaram o seu ponto de vista, cada um do seu jeito e defendendo uma tese.O meu grupo defendeu o fato de a Educação Física não ter um significado concreto, pois engloba muito aspectos,segundo Marinho de Oliveira,Medina e Flávio Pereira.
Já outros grupos defenderam que a Educação Física nada mais é que o Corpo em Movimento,e tantas outras teses ;D

Mais deixando essa parte de lado, o que mais mecheu comigo, e acho que com a sala, foi a maneira do professor avaliar cada um dos grupos, ele parecia que tinha gravado cada palavra, cada deslize em seu super sônico célebro ;P Foi demais (:enfim, ainda não sabemos o que é educação física huahsa, mas já sabemos por onde começar a pesquisar...O professor pediu para que pesquisássemos o máximo que conseguíssemos sobre diferentes temas, vou citar alguns aqui, pois é muita coisa '-'

*Técnicismo
*Construtivismo
*Sistêmica
*Cultura Coporal
Agora é estudar,e ficar craque nos assuntos mermão o/

Não posso esquecer do filme que graças a Deus terminamos de assistir - Os filhos do paraíso
O filme é demais, o final é meio sem pé, nem cabeça; mas dá a oportunidade de criarmos um final e isso é bem bacana, ;D

AAH! hoje alguns grupos apresentaram o trabalho sobre Classificação dos Esportes, inclusive o meu (: , mas vou esperar que todos os trabalhos desta semana sejem concluídos, para ai sim, explicar com mais calma cada um deles o/

essa semana promete pegar fogo '-
'

Os trabalhos estão comendo soltos !

Mais enfim, quem não corre atrás, perde o busão (:

Logo menos estarei de volta , pra comentar sobre as apresentações ;)

"Se o importante é competir, o fundamental é cooperar"

AAAAH, quero frisar duas coisas :

* Hoje a minha sala terá a sua 1ª aula no Clube Esportivo da Penha (: (regado à garoa) rs
* Quarta feira começa o Core Curriculum ;D

Boa sorte á todos *-*


besos ;*

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

dias de luta, dias de glória ♪

Buenas tardes o/

essa semana tá no pique da globo mermão rs.
quanta coisa pra fazer '-'

Ontem encontrei o meu grupo pra gente fazer os últimos detalhes dos dois, eu disse dois seminários asuhahua. ;p
acho que ficou legal, todos interagiram e entenderam o que foi passado.
não vou falar muito, porque ainda nem apresentamos ;p
mais cada um fez o que pôde, isso já basta (:
estou adorando o grupo, e olha que sou a única menina rs, mais os meninos tão sabendo se comportar ;p

quinta feira tem trabalho sobre xadrez, eu confesso que não sei nada '-'
teremos que pesquisar tuuuudo sobre o jogo: regras, a história, como passar as peças...
enfim, vai ter até campeonato valendo medalha xp.
mais é isso ai, cada dia aprendendo mais e mais...dias de luta, dias de glória ♪

AAAH ja ia me esquecendo, hoje foi aberto no site da facul, pra começar a fazer a matrícula do core curriculum o/
Já fiz as minhas ;
Espanhol instrumental e Raciocínio Empírico (:
tô feliz com a minha escolha.

agora deixa eu ir, porque tenho que voltar pro serviço '-'

besos ;*

sábado, 20 de fevereiro de 2010

gira mundo ♪

Buenas noches o/
vamos ao que interessa, certo? (:

Esse blog foi feito com a finalidade de mostrar o quanto o curso de Ed.Física evolui e ensina conforme os semestres ;D
Até que enfim consegui postar algo aqui ;P

Nessas primeiras semanas aprendi sobre alguns assuntos interessantes, conheçi pessoas novas, já posso dizer que tenho com quem rir na sala ;p

Acho que já posso dizer o que é Educação Física e o que estou fazendo naquela sala rs; quem é da turma, sabe o que eu digo.xD
Aprendi um pouco mais sobre Jogos Infantis, e de como as crianças brincavam das mesmas brincadeiras que os adultos, afinal quando elas faziam 4 anos, já era consideradas "mini adultos". O texto de Pietro Brueghel é fantástico ;), mas gostei mais de como Phillip Airès explica o assunto, achei mais completo e mais fácil de se entender.
Já que estou falando sobre jogos, não posso esquecer dos inúmeros jogos e brincadeiras de rua que não só eu, mais toda a sala relembrou e deu muita risada...até musiquinha da Cerpente teve rs.
Óh céus! já estava esquecendo do Huizinga :p. Meu Deus que capítulo foi aquele? rs, confesso que me deu um certo "apavoro", mais quando fui ler, vi que não era um bicho de sete cabeças como parecia.

Enfim, estou curtindo o curso de Ed. Física; Afinal é isso que quero pra minha vida.
Desejo sorte á todos da turma 1ºB-Unicid,113.
Aqui estão algumas frases que foram citadas, nas aulas, que me interessaram de certo forma:

" Tudo se transforma em jogo, a partir de um gesto, de um ato "
" Quando eu penso o que é, eu penso na essência"
" Todos somos semelhantes,todos somos diferentes"

bom, é isso ai pessoal o/

besos ;*