Quando falamos de Jogos Cooperativos, logo pensamos em brincadeiras como " Cabo de Guerra","Duro ou Mole" etc.
Jogos Cooperativos também é brincadeiras,também é adaptações...Mais também é Cooperação com o Ser Humano,é ajudar o próximo é pensar não só em si, e sim pensar em conjunto, sem exclusões.
"Se o importante é competir, o ideal é cooperar"
Fábio Brotto
Fábio Brotto
Os Jogos Cooperativos são jogos com uma estrutura alternativa onde os participantes, ‚jogam uns com os outros, ao invés de uns contra o outro‛ (Deacove, 1974, p. 01)
É nessa visão que entra as adaptações, que são tão interessantes; Qualquer jogo pode ser adaptado para virar coperativo. Só basta usar a imaginação e criatividade;
Quando fomos ao Clube para levarmos alguns Jogos de Cooperação,me supreendi muito com as brincadeiras que foram aparecendo; E o legal é que realmente todos acabam ganhando no final, aliás ninguém nem pensa na vitória durante a brincadeira. Nisso acaba entrando o HUIZINGA, no seu livro HOMO LUDENS ele cita que : "O jogo possui regras e que é levado á sério pra quem joga". Nos jogos Cooperativos é isso que acontece, as pessoas acabam criando regras para o tal jogo e todos entram em um bom senso, e acabam levando á sério as regras impostas pelo grupo,fazendo com que ele fique divertido,justo e sem preocupações em quem vai ser Campeão.
"nesse tipo de jogos as crianças estão mais livres para divertir-se com a experiência do jogo propriamente dito, por que todos são vencedores" ([1987], p. 182).
Os Jogos Competitivos também não devem excluídos pelas pessoas, achando que são errados e não ajudam na formação de uma criança para sociedade. Afinal é muito interessante que tenhamos contato com o maior número de experiências possíveis.
Os Jogos Cooperativos são um pouco mais aproveitados em um ensino primário, pois além de proporcionar uma aula diferente e prática aos alunos, ela também acaba ajudando na vida destes mesmos alunos, na parte Social, as crianças acabam aprendendo o valor da cooperação com outras pessoas; E isso fará o mundo se tornar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário