domingo, 21 de março de 2010

Reorganizando meu tempo...

Atividades Aquáticas

Esse tema foi um dos mais interessantes, e mais complexos ;D


• Flutuação
Porque é mais fácil a flutuação na água salgada do que na água doce?

Para ocorrer a flutuação é necessário o líquido ser mais denso (mais massa por unidade de volume,portanto,mais peso por volume) do que o objeto, que você quer que flutue.
Por exemplo : O ser humano flutua porque é menos denso do que a água. Quanto mais denso o líquido,mais fácil a flutuação. A água salgada é mais densa que a água doce,logo,mais fácil a flutuação .Os objetos sofrem uma força para baixo devido ao seu peso. Essa força é chamada de empuxo .
No golfo de Kara-Bogaz-Gol (Mar Cáspio), a densidade é tão alta, que é impossível que alguém se afogue lá. Podemos fácilmente flutuar de costas e ler um livro..

Natação para crianças portadoras da síndrome de down

As crianças que portam a síndrome de down, apresentam com mais frequência problemas respiratórios, elas pegam resfriados constantes e chegam a ter pneumonias por causa de uma prédisposição imunológica. Resumindo, eles são um pouco mais sensíveis que nós.


E o que pode resolver, ou pelo menos amenizar,é o exercício na natação, os médicos aconselham a natação,porque acaba aumentando a resistência cardiorrespiratória da criança,já que é desaconselhável o uso de antibióticos para melhoria da resistência das mesmas.

Geralmente elas se adaptam bem fácil à água; lembrando que elas não são submetidas á regras fixas...elas trabalham a respiração através de brincadeiras,isso às ajuda com a dificuldade de integrar-se á um grupo de várias crianças.A natação também as ajuda, no fato do acúmulo de secreção que fica no ouvido, já que 60% a 80% dessas crianças apresentam rebaixamento auditivo. As atividades na água,acabam reduzindo um pouco mais dessa secreção,pelo fato da agitação e atividades propostas na piscina;





http://www.cdof.com.br/deficientes6.htm




1ºC

Recreação Aquática; Adaptação ao meio líquido .

Nenhum comentário:

Postar um comentário