Antes eu achava que Jogo e Esporte poderiam ser a mesma coisa, mais quando começei o curso de Ed. Física e tive contato com alguns autores diferentes,pude perceber quantas diferenças podem haver entre os mesmos.
Como já vimos antes o HUIZINGA deixa bem claro no 1º cap. de seu livro HOMO LUDENS,que no jogo há prazer,há liberdade...mas não deixa de ser sério pra quem está jogando e também possui regras (mas são regras criadas pelos próprios jogadores).
Já no Esporte citado por BRACHT V.,acaba indo pro lado técnico,pra visão militarista. Sem contar que quando uma criança começa a praticar um esporte,ela acaba perdendo uma boa parte da sua infância,pela carga de treinos e competições que o Esporte impõe (isso pode até ser considerado um "achismo" de minha parte, mais creio que não estou totalmente errada).
No trabalho que apresentamos sobre Jogo e Esporte, levamos dois vídeos feitos no Clube Esportivo da Penha, aonde aparecia o Esporte e o Jogo Explícitos; Os vídeos eram de meninas treinando volei na quadra ( Esporte ), com o técnico trabalhando a habilidade,força,táticas e etc, das meninas.
Já no outro vídeo ( Jogo ),aparecia duas garotinhas jogando volei no cantinho da quadra,era um volei de rodinha,onde não se precisava ter técnica para se jogar.
Por problemas de tempo,não consegui esses vídeos com os meus colegas de grupo,então vou dar uma base de como foi esses vídeos,mostrando outros vídeos que achei na internet bem parecido com os que fizemos.
Aqui ábaixo estão as diferenças dos vídeos (vídeos do trabalho), feitas com base em alguns livros que citarei no final do post; E um pouco mais pra baixo das diferenças, estão por fim os vídeos.
O Jogo e o Esporte possuem características, algumas parecidas mas com objetivos diferentes, e outras totalmente distintas:
VOLEI NO JOGO*
O jogo possui regras* : As meninas não podem deixar a bola cair no chão, não importando como elas irão fazer isso.
Ele é levado à sério* : As meninas jogam concentradas naquilo que estão fazendo, para elas é importante que a bola não caia no chão, e que em hipótese alguma, uma das duas desistisse de jogar e fosse sentar.
É feito de livre e espontânea vontade* : Elas poderiam ficar sentadas,apenas observando o ambiente; Mas preferiram jogar,lá no cantinho da quadra,sem ninguém ter mandado elas irem para lá.
O jogo é prazeroso* : Elas se divertem enquanto jogam,dão muita risada o tempo todo,pra elas é divertido tentar que a bola fique no ar por alguns instantes.
O jogo é tenso* : Elas têm que fazer pontos,para superar uma á outra constantemente no jogo, e também se preocupar para que a bola não vá torta,ou, com muita força, fazendo com que isso acabasse atrapalhando as outras meninas que estavam competindo logo ali perto.
Elas fogem ás vezes do "mundo real"* : Mesmo com toda aquela tensão,e com aquela emoção sublime de jogar, elas se desligam do mundo e só enchergam a bola, que vai e vem...esquecendo de tudo " lá fóra ",esquecendo até da competição das outras meninas.
Tem tempo e espaço definido* : O tempo é desde quando elas começam á jogar, até quando elas cansarem e decidirem descansar. E o espaço definido é todo aquele canto onde elas estão jogando.
Poderia sim, haver estraga prazer* : O técnico do time que estava ao lado delas, poderia muito dizer " não vai dar pra vocês continuarem aqui, preciso deste espaço ",ou, " preciso guardar a bola, é hora de fecharmos a quadra ".
VOLEI NO ESPORTE*
O esporte possui regras*: As meninas não podem tocar mais de 3 vezes na bola,não podem tocar a mão na rede,não podem deixar que a bola caia no chão...
Ele é levado absurdamente á sério* : Elas precisam superar os seus limites,mostrando um bom jogo,fazendo belos toques e fazendo o máximo de pontos que conseguirem contra o outro time.
Não é feito de livre e espontânea vontade*: Elas têm horários marcados pelo técnico,devem ir aos treinos e participar dos campeonatos; Tem o dever de defender o nome do time que leva consigo, dando o máximo de si para o jogo.
Pode ser prazeroso*? Pode ser que em alguns momentos sim, mas são bem poucos. Elas não visam o lado do prazer, e sim a lado do ganhar e vencer limites.
O esporte é sempre tenso* : Elas precisam marcar pontos, fazer estratégias, devem imaginar o que o outro time pensa em fazer, enfim...elas estão tensas o tempo todo.
Fogem do mundo real*? : Sim,mais não com a mesma intensidade que o " jogo lúdico " no mesmo instante que elas fogem, o técnico apita o jogo e dá broncas nelas,fazendo com elas se lembrem que estão ali pra ganhar.
Tempo e espaço definido* : O tempo é quando o juíz apita o início do jogo e vai passando pelos sets até o término do mesmo, quando um time é o vencedor; O espaço é a quadra onde estão marcadas as linhas,mas se caso a bola for pra fóra da linha, o jogador pode correr atràs da bola e dar um toque para que a bola volte para dentro do jogo novamente, se preocupando que a bola não cai no chão.
Estraga prazer* : O jogo está sendo importante para elas, não seria nada legal se alguém invadisse a quadra, ou chamasse alguma delas sem necessidade,isso estragaria a competição.
VÍDEO - JOGO
VÍDEO - ESPORTE
Referências Bibliográficas:
HUIZINGA, J. Homo Ludens
Oliveira V. O que é Educação Física
KISHIMOTO T. Jogo Brinquedo Brincadeira e a Educação
Oliveira V. O que é Educação Física
KISHIMOTO T. Jogo Brinquedo Brincadeira e a Educação
BRACHT V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...Capitalista
PRONI M.W Brohm e a organização capitalista do esporte (ESPORTE história e sociedade)
TUBINO M. O que é Esporte
PRONI M.W Brohm e a organização capitalista do esporte (ESPORTE história e sociedade)
TUBINO M. O que é Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário