Dentre elas: Esgrima,Judô,Boxe,Greco Romana,TKD etc...
O meu grupo acabou ficando com a Esgrima; De ínicio ficamos constrangidos, pois não sabiámos nada sobre a mesma. Mais como "5 cabeças pensam melhor do que uma", tivemos algumas idéias e a pesquisa ficou muito boa (risos).
ESGRIMA, O QUE É?
A Esgrima no seu inicio tinha a objectiva finalidade de caçar e se defender, mais ou menos lá pelo século XVI, só que com o passar do tempo, foram criadas as armas de fogo,então entrou em questão: Não seria mais fácil e prático, usar uma pistola do que uma arma de ferro pesada?.Desde então,a esgrima foi perdendo força, e hoje em dia, é praticada somente como esgrima desportiva; Ela deixou o pedaço de madeira de lado e se transformou em uma arma de aço, mais leve e mais fácil de manejar.
A esgrima possui três tipos de arma :
* O Sabre
* O Florete
* A Espada
Cada arma possui uma pontuação,um local certo aonde a arma deve ser tocada; Depois deste trabalho proposto, acabei tirando uma dúvida sobre algo que me deixava muito curiosa, eu ficava pensando : " Como será que o juiz sabe quando é ponto pra alguém na esgrima? ( Afinal os ataques são muito rápidos). Agora tenho a resposta pra isso; Existe duas lâmpadas do lado do atleta, uma verde e outra vermelha, as lâmpadas acendem quando é feito um golpe, daí então dá pra saber de quem foi o ponto.
Geralmente nos trabalhos,eu procuro buscar algo voltado á adaptações ou algo que envolva pessoas com algum tipo de deficiência; Não sei explicar ao certo o porque disso, mas me fascina profundamente ver que tudo pode ser modificado/adaptado, para que todas pessoas,sem exclusões,possam usufruir de tudo que estiver ao seu redor.
A Esgrima adaptada foi criada após a Segunda Guerra Mundial,por consequência do número de feridos na guerra; A ideia foi de Ludwig Guttmann,que apenas tinha como intuito dar algum exercício para os feridos. Mas acabou se transformando em uma Modalidade Paraolímpica, que vem desde a primeira Paraolimpíada em (1960).
No Brasil ela vem ganhando força, em Janeiro de (2007) foi criada uma turma para treinos,para futuras Competições e Paraolimpíadas; A modalidade não tinha tanta divulgação pelo fato de não haver ONGs apoiando a mesma. Mais isso está sendo mudado, e ela já está sendo vista e conhecida por muitas pessoas, como eu.
Neste vídeo vocês iram ver como a Esgrima foi Adaptada para cadeirantes. As armas são as mesmas das Olimpíadas,a única coisa que muda é o local aonde a arma deve ser tocada e os trilhos separando os cadeirantes,isso facilita os movimentos.
Bibliografia:
*Confederação Brasileira de Esgrima
*Revista Online Uol/2007 report. Paulo Kehdi
Nenhum comentário:
Postar um comentário