domingo, 15 de agosto de 2010

"Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém"

Eixo Comum;
Docência: Aspectos Políticos,Sociais e Pedagógicos.

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA*
Ensinar exige risco,aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. ( Cap.7 )

- No mundo em que vivemos,existe muita discriminação e falta de informação; O senso comum apenas fala,discrimina...enfim,acaba tomando conclusões das coisas,sem ao menos ter-lás vivido.
Ensinar,não é levar um aluno a "resposta correta",não é dizer que " devemos respeitar á todos igualmente" - e sim,mostrar-lhe o caminho, e o deixar pensar,para que sozinho possa chegar ao objetivo final: Aprender. Quando temos uma base e seguimos á diante,buscando pelas próximas informações,nos esforçamos mais! Acabamos construindo a nossa própria linha de pensamento,e não simplismente sendo cópia de quem nos ensinou.
Devemos sim,saber aceitar as culturas,as crenças,que a sociedade leva consigo, e não deixar que a Democracia fique de "escanteio". As pessoas tem muito medo do "novo", e por isso existe tanto caos. Acredito firmamente em uma das dimensões da Antropologia:

" Estranhar o familiar
...Familiarizar com o estranho"


Só assim é que vamos ver as coisas de outro modo; Quando vivenciarmos o "estranho" e ai sim,tirar as conclusões exatas; Se é bom ou ruin. Mas sem esquecer,que o que pode ser ruin pra mim,pode ser bom pra você.
Resumindo,devemos trocar informações com nossos alunos,usar do diálogo como ferramenta chave;Dar opções, e não impor limitações. Deixar esse lado militarista de lado. Acho que só assim, é que as coisas vão para frente!

É com um trecho do capítulo 07,que termino o meu entendimento do mesmo;

" A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir,depositar,oferecer,doar ao outro,tomado como paciente de seu pensar,a inteligibilidade das coisas, dos fatos,dos conceitos"

( Paulo Freire - Setembro de 1996 )


Besos ;*

3 comentários:

  1. Entendo eu que o senso comum que tu não aprova é valido para a aprendizagem da criança. Pois quando a criança chega na escola, ela jah tras uma bagagem, pequena, mas tem. Cabe nós, futuros professores saber usar isso.
    Não sei o que tu leu sobre Freire e que conclusões tomou, mas ele diz isso.... =>.<=

    ResponderExcluir
  2. Ola Jaynne,
    Mesmo sabendo que esta postagem é de 2010, foi a unico contato que encontrei de ti na internet. Encontrei seu bilhere unico de estudante e seu cartão do banco na Av Paulista, durante a protesto de ontem (20/06). Caso você consiga ver esta mensagem, me contate no email gustavodelgado1@hotmail.com. Obrigado

    ResponderExcluir